- Área: 1431 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jeremy Bittermann
-
Fabricantes: DNP, INAX, Kawashima Selkon, Komatsu Seiren, Lixil Corporation, Nakamura Komuten, Pure + FreeForm, Time & Style Inc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Vila Cultural do Jardim Japonês de Portland é um modesto conjunto de edifícios projetados para a escala humana, dispostos em torno de uma praça, com os jardins existentes e intocados da década de 1960. O projeto é uma vila posicionada ao longo de um caminho da cidade até o topo da colina, uma forma de monzenmachi moderno onde a peregrinação é uma homenagem ao espírito da natureza.
Há quatro edifícios, cada um com seu próprio meio de se fundir nas encostas dramáticas do terreno, em combinação com as altas linhas verticais das coníferas do noroeste do Pacífico: o Pavilhão de Acesso que flutua sobre delicados lagos escalonados, o Tea Café pairando acima do desfiladeiro, o edifício principal e a Casa do Jardim.
O dispositivo chave que enaltece a arquitetura da paisagem é o telhado inclinado - criando saliências profundas de metal perante a vegetação exuberante, além de solucionar o escoamento das famosas chuvas de Portland e seu temperamental sol através dos beirais.
O projeto foi realizado em colaboração com Sadafumi Uchiyama (paisagismo), Hacker Architects, Walker Macy.